sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pintando Com tinta com tinta automotiva!


Bom, vamos lá...  Falar de pintura com tinta automotiva.
 Esse tutorial serve para todas as tintas chamadas automotivas, duco, laca, acrílico, poliéster, poliuretano e epoxy. Esmalte sintético tambem
 Essa vai ser cobaia







 Pinturas a base de thinner geralmente (existe exceções)  necessitam de primer para aderência. Isso devido ao thinner de base da resina da tinta poder atacar o plástico O primeir é um tinta, geralmente acrílica, acrescida de algum aditivo de aderência. O mais usado é o talco.


 Os fabricantes geralmente oferecem primers a venda, nas são todos muito parecido, tirando alguns com funções específicas. A função do primer na pintura é isolar o plástico e ao mesmo tempo texturizar a superfície para as tintas que estão por vir. 

Na falta de primer, pode ser utilizado tintas acrílicas clássicas, como gunze e tamiya, para essa função. Elas são ótimos primers.




No período de adaptação eu recomendo trabalhar com o primer ligeiramente grosso. Facilita a aplicação, e a visualização, mas implica numa série de problemas, como entupimento de aerografo, ou pior, o excesso de textura na superfície, influenciando o resultado final da pintura: Por esses motivos, eu dilui ainda mais o meu primer. Não existe uma matemática para a diluição, é uma questão de adequação, equipamento, e principalmente "feeling" do modelista, mesma coisa vale para pressão.

 Eu acrescentei umas gotinhas de vermelho acrílico para melhorar a visualização. Isso pode ser feito sempre, já que ultimamente plásticos e primers são da mesma cor. Só tome cuidado para não criar um primer de cor muito forte. A cor deve ser sempre bem fraquinha







 Esse é o resultado do primer


 Vamos da sequência a pintura. Utilizarei um verde fosco.

 O processo de diluição é o mesmo. (usando thinner, o mesmo no primer. O escolhido por mim é o tempo 3001). Uma dica muito preciosa, principalmente para quem monta carro, e tentar trabalhar sempre com a tinta bem diluída, 50 % ou mais, e não tentar cobrir tudo de uma vez. Quanto mais mãos de tinta bem diluída, mais regular e brilhante a pintura irá ficar Para que não é dos carros, essa dica é importante também, pois uma pintura lisa e com brilho irá ajudar a nós quando o assunto é decais

E lembrando que para "fosquear" uma pintura brilhante é muito fácil, dar brilho numa pintura que ficou fosca, beira o impossível.










 Reparem que mesmo usando uma tinta de natureza fosca, a pintura tem brilho. Isso devido a regularidade que ela ganha sobre o modelo ao ser aplicada dessa forma.  A pintura seca em poucos minutos (num dia como esse é quase instantâneo),  ela tem extrema resistência à verniz, máscara, polimento, washed, e por aí vai...  




 A superfície deve está limpa antes do início do processo. Então é sempre bom lavar o modelo antes da pintura, com água e detergente (quem tiver a possibilidade, um pouco de benzina ajuda também). O que foi dito aqui, repito, valem para todas as tintas automotivas, então serve pra Pr-colors, drycolor, aerotech, as tintas da model world, warscenics, e um monte de cores "caseiras" que temos por aí a fora.

duvidas, criticas ou sugestões, escreva para mim no budiv8@bol.com.br, no site www.blogdochiquito.blogspot.com ou pelo facebook.com/blogdochiquito . Entre em contato caso queira participar do grupo de batepapo do blog do chiquito no whatsapp. 

Um comentário:

Claudio Ferreira disse...

Muito interessante este blog ..legal. Vejam sobre novos carros e lançamento no https://Meggacarros.blogspot.com noa sorte a todos