terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pintura espelhada sem verniz: O autobrilho

Olá meus amigos!

Hoje iremos falar de pintura brilhante, sem verniz.

Parece que toda vez que abordamos um tema, mais e mais dúvidas aparecem sobre o mesmo tema. Pintou uma duvida esses dias sobre pintura brilhante, efeito espelhado e tudo mais. Hoje eu irei provar que é possivel fazer uma pintura de acabamento espelhado sem o uso de verniz. Não, não estou fazendo campanha contra uso de verniz não... pelo contrário, quem viu a vídeo aula de pintura de carroceria viu eu usando e abusando do verniz. Esse ensinamento é para o uso circunstancial, para atender necessidades especificas como efeitos cromados e etc... Ou então, para o uso combinado com verniz, para um efeito de pintura realmente superior.  


Começamos com a escolha da tinta. A escolha certa da tinta é fundamental. Não estou falando da tinta ser boa ou ruim. Estou falando da tinta possuir uma "natureza" brilhante. Para alcançar esse tipo de efeito na pintura, você necessariamente precisa usar uma tinta de auto brilho, e mesmo essa tinta não pode ter agentes fosqueantes. como assim? Simples, eu explico: Vc precisa usar tintas que fiquem brilhantes por si só, como duco automotivo, esmaltes sintéticos ou acrílicos automotivos. Por mais que seja legal trabalhar com vallejo, tamiya ou poliesters automotivos, essas tintas possuem pigmentos mais grossos ou processo de aglutinação durante a secagem, que impede elas de terem o tal do autobrilho (para essas tintas, o efeito espelhado é necessário o verniz). Mesmo escolhendo o tipo de tinta certo, é preciso escolher a cor certa também. Cores foscas não geram o autobrilho. Para tutorial, é logico, usaremos a parceira do Blog, as tintas pr-color, feitas em laca duco automotiva, e a cor, preto brilhante.



 Separei algumas peças para servir de cobaia. Repare que todas possuem curvatura. Você ja reparou que fabricantes de tintas gostam de pintar o verso de colheres de plastico para demonstrarem suas tintas? Isso não é por acaso. Superfícies curvas e concavas aderem melhor as tintas brilhantes, resultando num efeito mais uniforme e reluzente. Eu também vou usar desse truque ao meu favor, mas pelo menos eu estou sendo honesto com vocês.  Na prática, é muito mais fácil pintar um kit redondo, como um fusca, que um kit "retão", tipo um mustang.

Importante se for usar duco como eu irei é aplicar uma mão super fina e delicada de primer. Não pode haver textura no primer para que não haja interferência no resultado final (para esse efeito em especifico) 


tinta sem thinner
Um dos grandes pulo do gato nesse efeito é a diluição. A tinta precisa ser mito diluída. E diluída com com diluentes forte de de qualidade. Como o thinner (o usado no tutorial é o tempo 3001). Tintas diluídas a água, álcool, vidrex e etc não chegam nesse nível de autobrilho, pois o diluente forte ajuda a acomodar e alinhas as partículas de tinta com regularidade. 
tinta com thinner
Utilizei nesse tutorial uma proporção de 1 parte de tinta para 2 de thinner. bastante exagerado mesmo, levando em consideração que as tintas pr-colors já veem com uma pré diluição. 


 Pode não parecer, mas essas peças já receberam uma mão de tinta. É isso mesmo, um dos segredos do autobrilho de uma tinta. Mãos muito, muito finas de de tintas. estamos falando de 6, 7, até 10 mãos de tintas super ralas... Com alguns minutinhos entre elas, não muito, tal quantidade de tinta não carece de muito tempo de secagem. Recomendo de dois a dez minutos entre as mão de tinta. (para quem teve coragem de aguentar os 50 min da video aula de pintura de carroceria, isso é muito parecido com aquela "meia" mão de tinta que eu me refiro no filme)

 Mais uma mão de tinta


Mais umas...



Muitas mãos depois, a cor começa a ficar sólida, e o autobrilho aparece.

 A partir do momento em que a cor ganha solidez, você pode pensar em corrigir alguma ruga da pintura com polimento, com lixas muito muito finas, ou com massa de polimento mesmo (massa no 2 de carro ou as famosas e maravilhosas compound da tamiya). Lembre-se que se vc usar massa na pintura, e precisar mais mão de tinta, lave a peça para tirar o óleo da massa de modelar.





 Vejam o nível de brilho que é possível alcançar , somente escolhendo os materiais certos, e com muito carinho e paciência. A partir desse momento, se quiser usar vernizes brilhantes e depois polimento, fique a vontade. Apesar de uma aplicação delicada, depois de seca essa pintura fica bastante resistente a qualquer tipo de sofrimento que ela possa se deparar. Superfícies assim também são ótimas para assentar decais sem o uso do verniz brilhante, e para efeitos de washed também.

Mais um tabú quebrado.... Vamos encerrando por aqui. Aproveito para desejar a todos boas festas, e um 2016 de muitas felicidades e muitos kits, com a ajuda do Chiquito aqui.

Um forte abraço a todos, e até a próxima.

Dúvidas, críticas, sugestões ou pedidos para entrar no grupo do whatsapp, escreva para mim no budiv8@bol.com.br, acesse o site www.blogdochiquito.blogspot.com , curta a pagina no facebook.com/blogsochiquito

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Até a próxima





2 comentários:

Paulo Moretti disse...

Sensacional....Eu até então,costumava a dar várias demãos de PU mas sempre tive dificuldade com o brilho espelhado, digamos...Monto alguns capacetes na escala 1/8 e nestes apos decais, vou jogando o verniz gradativamente até a "LAVAGEM" da peça com o mesmo..E nao polir neste caso....Nestes realmente como disse, em formas arredondadas o resultado é outro...

Anônimo disse...

Até 10 demãos, estamos falando de até 50 minutos com a tinta diluída no copo, ela se mantem integra por esse tempo? Aplicando a cada 5 minutos, não tem perigo da tinta secar no interior do aerografo?