domingo, 22 de agosto de 2010

Começo das obras



Foi iniciada as obras de restauro no harbor tug. O primeiro desafio é torna-lo um "kit cru" novamente, desmontando e tirando sua tinta velha. Não sei qual foi a cola utilizada na época de montagem deste kit, mas com certeza ela não foi feita pra durar quarenta anos, apesar do estrago que ela fez no plástico! O kit estava se desmontando sozinho. Em nenhuma parte foi necessário utilizar a força ou algum produto químico para soltar a cola. Ao desmontar o kit, ficou claro o estado ruim em que ele estava, e os estragos, os ataques que a cola fez no plástico foram bastantes severos, mas remediáveis. Mas está claro que o putty, modelling paste, bonder e epóxi vão corres soltos neste kit para refazer os estragos do tempo.

A tinta original também não foi feita pra durar. O kit estava com a pintura bem deteriorada, completamente descascada e desbotada (ué, mas não é isso que agente faz com a pintura dos kits?). Eu pesquisei entre diversas técnicas para retirar a tinta de um kit, passando pela soda e indo até o fluido de freio. Mas tive receio de aplicar qualquer técnica química para retirar a tinta, por não saber qual foi a tinta usada originalmente e também por receio de que o plástico não agüentaria após anos de enfraquecimento. Optei pelo mais difícil, raspar e lixar toda a tinta antiga. Sem duvida deu trabalho, mas por outro lado, esse processo serviu que fizesse os primeiro reparos na superfície do plástico.

Agora o kit esta desmontado e sem cor, quase irreconhecível. Agora, vamos pintar e montar ele novamente com o que temos de melhor em técnicas, e dar vida nova para que dure mais quarenta anos de boas recordações.

 

Um forte abraço e até a próxima!


Nenhum comentário: