segunda-feira, 7 de julho de 2008

Usando Vallejo, parte 2.

Bom, esta semana, eu já disse o porque de usar as tintas da Vellejo, agora irei dizer como usa-las.
Para usa-las com pincel não há mistério. Um gotinha de model color, a mesma quantidade de solvente, misturar e usar, e para limpar o pincel, álcool. O solvente da Vallejo é um tipo de resina, e esta a venda por ai, e ele é ideal, pois é muito próximo, se não idêntico, ao solvente original da tinta. Mas na falta dele, álcool comum ou isopropílico podem ser usados, mas sem o mesmo resultado no acabamento. Se a superfície for grande e você precisar de bastante tinta, eu recomendo o “slow dry” da Vallejo mesmo, que é o retardador para Vallejo. Eu recomendo muito este material já que a Vallejo é bastante volátil e seca bem rápido. É importante também tratar da superfície a ser pintada. Se o plástico estiver engordurado de suor, a tinta vai escorregar por ele, e você só vai conseguir cobrir a superfície usando uma diluição muito grossa, jogando o acabamento no lixo. É importante tirar a gordura do kit. Você pode usar um pano com um pouquinho de benzina, ou água com um pouco de detergente, ou só água. Eu costumo, com muito cuidado sempre, colocar o kit embaixo da torneira de água quente e lavá-lo devagarzinho. Eu recomendo também utilizar primmer. O primmer bem aplicado não significa pintar o kit com ele. Alem de desperdiçar primmer, ele funciona melhor para segurar a tinta quando é aplicado uma fumaça de primmer, deixando a superfície levemente áspera.
Agora, para usar Vallejo com aerógrafo, é preciso uma certa preparação. Para começar, o aerógrafo tem que estar absolutamente limpo, sem nenhuma resíduo de thinner ou água raz. A Vallejo não pode, em hipótese alguma, entrar em contato com o thinner dentro do seu aerógrafo. A tinta empelota toda dentro do aerógrafo, e a limpeza disto torna-se uma epopéia. Para que isso não aconteça, se você utiliza tintas com thinner no aerógrafo faça o seguinte: Limpe bem seu aerógrafo, como você faz sempre, limpando bem agulha e nariz do aerógrafo, usando thinner ou qualquer outro produto que você utilize. Em seguida, encha o copinho do aerógrafo com álcool e espirre ele até o fim. Repita isso duas ou três vezes para certificar-se que todo o resíduo de thinner saiu do aerógrafo.
A Vallejo tem sua linha para aerógrafo, o model air, mas a model color também pode ser usada em aerógrafo. Na verdade, as tintas tem como principal deferência entre elas apenas a diluição. Então, o que vele para uma linha, vale para outra, apenas a razão de solvente é que vai mudar. A razão da model air é de 1:1 de solvente, enquanto a model color e de 1:3 de solvente. Coloque primeiramente no aerógrafo o solvente (aquele de resina que comentei acima ou menos recomendável, o álcool), em seguida coloque a tinta no aerógrafo respeitando a razão acima. Coloque também uma gota ou mais do “slow dry” Vallejo e misture com um palito. O Slow Dry é muito importante devido a já comentada volatilidade da tinta. A Vallejo seca muito rapidamente dentro do aerógrafo, acumulando na ponta da agulha e nariz. O slow dry ajuda neste sentido, deixando mais fácil o acerto da tinta.
Na hora da pintura, retire a coroa da ponta do aerógrafo. Alem de conseguir um traço mais fino sem a coroa, a inevitável, mesmo com o slow dry, que a tinta seque na ponta da agulha. Ai quando isto acontecer, basta que você tire com um pincel ou com a unha mesmo a tinta que que se acumular ali. Vai acontecer, por isso é mais pratico estar sem a coroa do aerógrafo para facilitar esta limpeza.
Duas dicas muito boas.
1ª- Tenha sempre um pedaço de papel para treinar o traço. Por mais experiente no hobby que você seja, mas esteja começando agora com a Vallejo, você pode estranhar um pouco no começo.
2ª- Uma dica que vale para todas as tintas, mas com a Vallejo e bom sempre estar fazendo. Tenha um pedaço de plástico a mãos para teste. Pode ser um kit velho, sucata de kit ou até mesmo resto de arvore de kit. Teste sempre a diluição da tinto no plástico para não ter surpresas desagradáveis na hora da pintura, como gotejamento ou espirros de tinta.
Estas duas dicas são muito importantes para quem usa Vallejo, porque sua diluição não é tão imediata como as outras tintas. Talvez seja necessário um acerto, diluindo ou engrossando a tinta no aerógrafo. A faixa de diluição da Vallejo é muito tênue, e para alcança-la leva tempo.
A limpeza do aerógrafo tem que ser bem cuidadosa. Principalmente se você pretende usar thinner no mesmo aerógrafo logo em seguida. Retire bem a tinta, limpe com álcool em abundancia, e espirre pelo aerógrafo dois ou três copos de álcool como foi feito antes.
Me desculpem, mas hoje não teremos fotos. No próximo posto eu atualizo s fotos do king tiger e do sb-17 e estarei contando um pouco a história do king tiger, esta arma impressionante dos alemães mas que conquistou sua fama mais por seu tamanha e imponência do que por sua eficiência.
Um grande abraço a todos e uma ótima semana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço as informações. Nunca usei Vallejo. Suas informações são muito valiosas. Muito Obrigado Eduardo

Anônimo disse...

Será que Vallejo aceita o Tamiya Thinner? Quando chegar vou experimentar. Obrigado Novamente. Eduardo Uesugi.