domingo, 15 de junho de 2008

Retomando Antigos Projetos.




Agora é oficial, até agosto estou de férias. Tirando um servicinho ou outro que terei de fazer, terei um mês e meio de ócio para me dedicar ao Hobby e a este blog. Estou preparando um post muito legal falando sobre motores da aviação, desde a primeira guerra até os dias de hoje, algo bem geral mas muito legal. Também teremos novidades no blog, com a participação de Marcelo Guerra produzindo matérias sobre o seu trabalho.
Estou retomando projetos inacabados. Um é a SB-17, que estava montando e parei para fazer o Corsair II, e outro é um King Tiger 1/72.
Vou começar falando da SB-17. A SB-17 1/72 academy é um kit antigo e único. A academy e uma das marcas que dominam este nicho de aviões grandes na escala 1/72, em sua maioria com kits antigos e já muito ultrapassados. É um mistério como aviões importantíssimos e adorados, como o B-17, não possuem boas alternativas de kits. Já o SB-17 então... . Para quem não conhece, a SB-17 é um variante da B-17 para resgate marítimo. Foi concebida com o que tinha de melhor na época em termos de radar embarcado, localizadores e navegadores. Ao invés de armamentos, carregava um bote de resgate em sua barriga. Não possuíam as famosas torretas do B-17, e com isso, alem de alivio no peso, o arrasto do avião diminuía fazendo com que o SB-17 fosse mais rápido e de maior autonomia que seu irmão de guerra. Foi desenvolvido durante a guerra, mas esteve em serviço na América até 1970, e em outros paises até os 80. Nesta época, os helicópteros já estavam bastante evoluídos e dominaram o ramo de resgate marítimo. Apesar de desconhecida pela grande maioria, foi a variante da B-17 mais vendida para outros paises no pós-guerra. O Brasil teve alguns, e outros paises como Argentina, Itália, Inglaterra, Japão, Austrália, entre outros, também tiveram os seus. O procura era tanta entre 1945 e 1950 que a Boeing, ao invés de produzir novos aviões, reformava aviões das versões de bombardeio que não haviam lutado na guerra. Porem a produção não durou muito porque a Boeing precisava de suas instalações para produzir os novos aviões, e não havia baixas para ele, por isso as aeronaves que foram produzidas nos anos 40 eram as mesmas que foram aposentadas nos anos 70.
O avião era muito bom. Já o seu kit da academy... O kit é ruim, e o que eu estou montando ainda veio envergado! Só consegui concertar cerrando a cauda e reposicionando, e mesmo assim, alem do trabalho enorme que o kit esta me dando, eu perdi todos os scribs da calda. Mas acredito que valha a pena, já que o avião é muito lindo.
Já o King Tiger 1/72 revell é um verdadeiro coringa. É aquele kit que fica ali no cantinho da loja, até que num precinho bacana, mas ninguém liga pra ele. O que as pessoas não sabem é que se trata de um kit muito bom e moderno. O molde é de 2002, e substituiu os antigos kit 1/72 da esci. O grau de detalhamento é altíssimo para escala, e as peças encaixam com perfeição. A esteira e link-by-link e o kit possui uma inovação que todos os modelos modernos de militaria deveria ter, até os 1/35. A lateral inferior do hull onde fica as rodas e suspensões é separado do kit para que você acente as rodas e a lagarta separadamente do kit. Isso facilita muito a montagem! Este kit eu havia começado a montar com um amigo meu, o Marcel, tentando inicia-lo no hobby, mas ele não teve muita paciência e acabou desistindo. Isso já faz um tempo, e o kit tava encostado, e agora eu estou dando um trato nele quando eu me canso da ruindade do SB-17. Durante as férias vocês vão acompanhar os avanços nestes dois kits.
Já falei demais. Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: