Bom, vamos lá... Falar de pintura com tinta automotiva.
Esse tutorial serve para todas as tintas chamadas automotivas, duco, laca, acrílico, poliéster, poliuretano e epoxy. Esmalte sintético tambem
Essa vai ser cobaia
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Pinturas a base de thinner geralmente (existe exceções) necessitam de primer para aderência. Isso devido ao thinner de base da resina da tinta poder atacar o plástico O primeir é um tinta, geralmente acrílica, acrescida de algum aditivo de aderência. O mais usado é o talco.
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Os fabricantes geralmente oferecem primers a venda, nas são todos muito parecido, tirando alguns com funções específicas. A função do primer na pintura é isolar o plástico e ao mesmo tempo texturizar a superfície para as tintas que estão por vir.
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Na falta de primer, pode ser utilizado tintas acrílicas clássicas, como gunze e tamiya, para essa função. Elas são ótimos primers.
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No período de adaptação eu recomendo trabalhar com o primer ligeiramente grosso. Facilita a aplicação, e a visualização, mas implica numa série de problemas, como entupimento de aerografo, ou pior, o excesso de textura na superfície, influenciando o resultado final da pintura: Por esses motivos, eu dilui ainda mais o meu primer. Não existe uma matemática para a diluição, é uma questão de adequação, equipamento, e principalmente "feeling" do modelista, mesma coisa vale para pressão.
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Eu acrescentei umas gotinhas de vermelho acrílico para melhorar a visualização. Isso pode ser feito sempre, já que ultimamente plásticos e primers são da mesma cor. Só tome cuidado para não criar um primer de cor muito forte. A cor deve ser sempre bem fraquinha
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Esse é o resultado do primer
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Vamos da sequência a pintura. Utilizarei um verde fosco.
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O processo de diluição é o mesmo. (usando thinner, o mesmo no primer. O escolhido por mim é o tempo 3001). Uma dica muito preciosa, principalmente para quem monta carro, e tentar trabalhar sempre com a tinta bem diluída, 50 % ou mais, e não tentar cobrir tudo de uma vez. Quanto mais mãos de tinta bem diluída, mais regular e brilhante a pintura irá ficar Para que não é dos carros, essa dica é importante também, pois uma pintura lisa e com brilho irá ajudar a nós quando o assunto é decais
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E lembrando que para "fosquear" uma pintura brilhante é muito fácil, dar brilho numa pintura que ficou fosca, beira o impossível.
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Reparem que mesmo usando uma tinta de natureza fosca, a pintura tem brilho. Isso devido a regularidade que ela ganha sobre o modelo ao ser aplicada dessa forma. A pintura seca em poucos minutos (num dia como esse é quase instantâneo), ela tem extrema resistência à verniz, máscara, polimento, washed, e por aí vai...
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A superfície deve está limpa antes do início do processo. Então é sempre bom lavar o modelo antes da pintura, com água e detergente (quem tiver a possibilidade, um pouco de benzina ajuda também). O que foi dito aqui, repito, valem para todas as tintas automotivas, então serve pra Pr-colors, drycolor, aerotech, as tintas da model world, warscenics, e um monte de cores "caseiras" que temos por aí a fora.
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Um comentário:
Muito interessante este blog ..legal. Vejam sobre novos carros e lançamento no https://Meggacarros.blogspot.com noa sorte a todos
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