terça-feira, 4 de agosto de 2009

Figuras Dragon Gen 2, os verdadeiros “kits de figuras”.



Ola amigos, depois de alguns meses de ausência, estou de volta atualizando meu blog. Meu blog anda desatualizado, porem eu continuo montando com bastante freqüência. Trabalhando na Horiginal na parte de plastimodelos, e ainda dando algumas aulas e montando sob encomenda, cada vez mais envolvido no plastimodelismo. Em breve, artigos de alunos serão publicados por aqui. E ainda a fomentação do projeto de plastimodelismo nas escolas, com a confirmação de algumas escolas já para esse próximo semestre.

Mas vamos falar do que gostamos aqui, de plastimodelismo. Estou com alguns projetos em andamento, e hoje vou falar do meu projeto principal, o diorama da flakpanzer na neve. Como eu já disse em post anteriores, o meu kit kingtiger 1/72 montado anteriormente foi para mim um treino em técnicas de diorama na neve, me preparando para este projeto atual. Hoje não vou falar do kit em si, um flakpanzer academy, nem da confecção da base, que ainda esta em andamento. Irei falar das figuras do diorama.

Neste diorama eu estou usando figuras de sets diferente, alguma adaptação numa figura ou outra, e um set de figura da dragon da badalada serie “geração 2”.

A primeira impressão é boa. Ao abrir a caixa, não existe modelista que não se impressione com a quantidade estonteante de peças. Porem, o que parece um trunfo, se torna um fardo para o modelista. O excesso de peças faz da montagem das figuras um duro martírio para o modelista. Algumas figuras chegam a ter mais de sessenta peças. Nesta conta incluem-se alguns exageros que irei explicar aqui.

Pés separados das pernas, mãos separadas dos braços são detalhes muito bem vindos, que dão aspecto melhor de profundidade e volume. Igualmente eu digo para as golas separadas dos troncos. A partir daí, eu considerei tudo um grande exagero. A cintura dos casacos divididas em quatro partes, resultado, quatro grandes fendas a ser tampada. Os ferrolhos separados das armas para que haja a escolha entre ferrolho aberto ou fechado, mas eu me pergunto, pra que? Apenas mais um detalhe para o modelista se incomodar. Mas pra mim, a grande falha, a maior de todas, e a cabeça ser separada em duas partes com a junção correndo junto as orelhas, deixando uma enorme fenda bem na lateral do rosto para ser corrigida.

No final, a figura acaba demandando três vezes mais tempo do que o convencional, para se obter um resultado que não é três vezes melhor que um figura convencional da própria dragon.

Mas justiça seja feita, o preço a mais pago não é a toa. A figura não fica três vezes melhor, mas mesmo assim fica bem melhor que uma figura convencional. A riquesa de detalhes dessas figuras é muito grande. Os rostos são perfeitos, as roupas bem esculpidas, os canos das armas já vem furados, as alças em phoechted... em fim, depois de um trabalho exaustivo de montagem, a recompensa vem na pintura e no acabamento. Apesar de ter falado mal, o resultado e positivo. A dica que fica é não se desesperar em jogar suas caixas antigas de figuras da dragon para comprar tudo novo da gen 2, mas se vale a experiência de montar o que há de top em figuras 1/35 e que com certeza terá essas pequenas falhas e exageros contornadas por essa marca que vem evoluindo muito nos últimos anos.

Um grande abraço a todos e até a próxima, e que seja em breve.
ps: em breve as fotos das figuras. Aguardem.

Nenhum comentário: